Ar condicionado em excesso

excesso 2

O ar condicionado em excesso, causa problemas?

O ar condicionado proporciona inúmeras vantagens durante os dias mais quentes do ano, entre elas, conforto e bem estar. Porém, deve ser utilizado de forma adequada para garantir todos os benefícios que eles proporcionam. Durante o verão, o ar condicionado está presente em vários momentos, seja na casa, no carro, ou no trabalho.

O ar condicionado é um dos principais causadores de doenças respiratórias, pois o ar frio resseca a mucosa do nariz, que é responsável por defender o organismo da entrada de bactérias para o pulmão. Segundo o pneumologista Ricardo Millinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, ficar exposto por mais de quatro horas ao ar condicionado aumenta as chances de contrair gripe, resfriado e infecções. É importante lembrar que as pessoas que sofrem de asma ou sinusites devem evitar manter contato direto com o aparelho.

A troca de filtro é muito importante para garantir o bom funcionamento e a qualidade do ar, o recomendado é que a manutenção do filtro seja realizada uma vez por ano e a limpeza aprofundada dos tubos a cada seis meses. O excesso de ar condicionado pode causar problemas de hidratação se não for utilizado de forma correta, os especialistas recomendam a ingestão de muita água ou soro fisiológico no nariz.

O ar condicionado e o ventilador são muito utilizados durante o verão, cada um possui suas vantagens e desvantagens. O ar condicionado é mais prático e confortável, pois permite que seja feita a regulação da temperatura. Já o ventilador, possui um preço mais acessível e não resseca o ar do ambiente.

Mudanças bruscas de temperatura

Durante o verão, é muito comum encontrar as condicionado nos ambientes fechados, porém as mudanças bruscas de temperatura também podem causar vários problemas de saúde, principalmente durante o verão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, de 5% a 10% da população mundial é anualmente afetada pelo vírus da influenza. Alguns fatores que podem ajudar a prevenir a propagação do vírus são:

  • Tossir protegendo a boca;
  • Lavar as mãos;
  • Permanecer em ambientes abertos;
  • Evitar permanecer muito tempo em ambientes com aglomeração de pessoas;
  • Tomar muita água e evitar contato com pessoas que estejam doentes.

É importante lembrar que tanto o calor quanto o frio em excesso pode causar problemas de saúde, se o ambiente estiver muito quente, procure ficar hidratado. Já se o ar condicionado deixar o ambiente muito frio use uma blusa ao sair do local, mesmo que não esteja com tanto frio. Assim, estará protegido de qualquer tipo de doença causada pela mudança brusca de temperatura.

Ar Condicionado em Curitiba

A TotalTemp é uma empresa especializada no mercado de climatização, dotada de uma equipe técnica altamente qualificada sempre atenta às novidades. Fazemos limpeza total e profunda, desmontando, cuidadosamente, as principais peças, limpando e lubrificando uma a uma. Possuímos serviços de assistência técnica, vendas, higienização completa do equipamento, instalação e manutenção. Para mais informações, ligue: (41) 3057-0123 ou acesse nosso site: www.totaltemp.com.br

Comments are closed.

Desenvolvido por