Como funciona um ar condicionado

Ar-condicionado Split

Um ar condicionado conta com quatro componentes básicos, o compressor, um condensador, evaporador e motor ventilador. Tem como principal objetivo a regulação das temperaturas nos ambientes em que estão instalados, criando a sensação de conforto térmico.

O princípio de funcionamento deste equipamento consiste em trocar a temperatura, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador, que pelo o contato, sofre a queda ou o aumenta de sua temperatura, dependendo somente do seu desejo. Quando a temperatura desejada é alcançada, o ar condicionado faz um leitura através de um sensor, este que fica localizado no evaporador, o condensador é desligado, fazendo com o equipamento mantenha a temperatura. Qualquer variação nessa temperatura, faz com que todo o equipamento volte a funcionar e o processo se repetirá.

Princípios de funcionamento

O ar condicionado possui dois tipos de princípios de funcionando, a operação de refrigeração e a operação de aquecimento, vejam a seguir como são cada uma das duas:

  • Operação de refrigeração: No caso da operação de refrigeração, o gás que estava no compressor sai com alta pressão e uma temperatura elevada, após isso, vai para o condensador, onde lá ele irá perder calor e irá continuar perdendo no elemento de expansão, o tubo capilar e filtro secador. Quando o gás chega ao evaporador, ele já vem em baixa temperatura, pronto para sair e refrigerar o ambiente onde se encontra instalado o ar condicionado, dessa forma, carregando o calor para o ambiente externo.
  • Operação de aquecimento: Para a operação de aquecimento o princípio de funcionamento é o mesmo da operação de refrigeração. A diferença está na existência de uma válvula reversora que irá mudar o caminho por onde o gás vai percorrer. Ao contrário da refrigeração, aonde o gás vai para o condensador primeiro, ele passa primeiro pelo evaporador, ou seja, esses componentes do ar condicionado acabam por trocar de papel. Tudo funciona da mesma maneira só que inversamente. Quem fica quente é o evaporador e o condensador fica frio.

Ar Condicionado em Curitiba

Totaltemp atende serviços de instalação, assistência técnica, higienização completa de equipamento, manutenção e venda. A equipe é treinada para oferecer o melhor atendimento aos clientes e realizar manutenções preventivas nos mais diversos tipos de ares condicionados, tanto de pequenos quanto de grandes portes. Ligue: (41) 3057-0123 ou acesse nosso site: www.totaltemp.com.br.

 

 

Comments are closed.

Desenvolvido por